Dez indígenas são indiciados pela PF por envolvimento em morte de adolescente durante conflito em reserva no RS
16/09/2024
Paola Rodrigues, de 13 anos, foi assassinada na Terra Indígena Kaingang Cacique Doble, em dezembro de 2023. Qualificações podem levar a penas com cerca de 30 anos caso suspeitos sejam condenados. Paola Rodrigues, menina morta durante conflito indígena em Cacique Doble
Arquivo pessoal
Dez indígenas foram indiciados pela Polícia Federal (PF) por envolvimento na morte de Paola Rodrigues, de 13 anos, indígena assassinada por pessoas que invadiram a casa onde ela morava na Terra Indígena Kaingang Cacique Doble, no Norte do RS, em dezembro de 2023, por conta de um conflito entre rivais na aldeia. Entenda o caso abaixo.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O relatório final da investigação foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. Os suspeitos devem responder pelos crimes de homicídio qualificado, tentativa de homicídio, uso e disparo de arma de fogo, danos qualificados e milícia privada, de acordo com a participação de cada um no caso.
LEIA TAMBÉM
Médico é preso em Passo Fundo por homicídio de paciente em SC
Comício é interrompido por tiros em Bagé; Polícia investiga
Professora suspeita de dar puxões em aluno de três anos é indiciada por maus-tratos em Carazinho
A PF explica que trata-se de crime de homicídio hediondo, qualificado por motivo torpe, emprego de meios que representam perigo comum e a vítima ser menor de 14 anos. Caso sejam condenados, os réus podem receber penas de até 30 anos.
Relembre o caso
Segundo a Polícia Federal, a reserva indígena Cacique Doble tem histórico de conflitos entre grupos rivais em função da disputa de poder na aldeia, que ocorre desde 2022.
Moradores de reserva indígena em Cacique Doble
RBS TV/Reprodução
No dia 4 de dezembro do último ano, um grupo, conhecido como "parte baixa" da aldeia, teria invadido a casa de Paola, e atirando. A residência abrigava cerca de 15 pessoas, sendo a maioria mulheres e crianças.
Paola foi morta por um tiro na nuca, enquanto dois outros jovens, que também foram atingidos, sobreviveram a ferimentos.
O governo federal e representantes de dois grupos indígenas em conflito na reserva de Cacique Doble assinaram um termo de compromisso ainda no mês de dezembro para pôr fim à onda de violência na região.
Em março de 2024, a PF lançou a Operação Menés VI, que resultou na prisão de 11 suspeitos e na execução de mandados de busca e apreensão. Até 29 de agosto de 2024, todos os suspeitos haviam sido submetidos a medidas cautelares diversas da prisão.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS