Receita apreende itens de luxo em loja de indiano com 1 milhão de seguidores no RS; suspeita é de falsificação
16/09/2024
Segundo Receita Federal, representantes de marcas famosas identificaram que alguns produtos vendidos não eram originais. Loja fica em bairro nobre de Porto Alegre. Proprietário não quis comentar ocorrido. Itens apreendidos em loja de artigos de luxo em Porto Alegre
Receita Federal/Divulgação
Uma operação da Receita Federal apreendeu centenas de bolsas, acessórios e roupas de luxo em uma loja no Moinhos de Vento, bairro nobre de Porto Alegre, nesta segunda-feira (16). Segundo a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho do órgão, o dono do estabelecimento é um indiano com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A Receita Federal não divulgou os nomes dos envolvidos, mas o g1 apurou se tratar da loja Saga Luxury, de propriedade de Ebrahim Mhyn. A reportagem entrou em contato com o estabelecimento e com o empresário, mas ambos não quiseram se manifestar sobre o ocorrido.
De acordo com a Receita, a suspeita é de importação ilegal e de falsificação dos produtos.
"A ação aduaneira ocorreu após denúncia dos representantes de marcas mundialmente famosas que identificaram que alguns produtos vendidos não eram originais", diz a fiscalização.
A loja venderia os produtos por até R$ 20 mil, a peça, na loja física e em um site, segundo a Receita. O conjunto de itens, avaliado em cerca de R$ 1 milhão, foi recolhido ao depósito da Receita Federal.
O homem foi intimado a apresentar os comprovantes de importação e a confirmar a autenticidade das mercadorias. Caso não consiga provar, o empresário pode responder pelo crime de contrabando, cuja pena prevista é de até cinco anos de prisão.
Conforme a Receita, a comercialização de produtos falsificados viola direitos autorais, causa prejuízo na arrecadação de impostos, aumenta o índice de desemprego e desencadeia as práticas de concorrência desleal e crime organizado. Os detentores de direitos de marcas registradas podem denunciar a pirataria pelo e-mail antipirataria@rfb.gov.br.
Itens apreendidos em loja de luxo em Porto Alegre
Receita Federal/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS